quinta-feira, 27 de novembro de 2008

M A N I F E S T O

Amigos Santistas:

2008 é certamente um ano que muitos santistas gostariam de esquecer.

Nós não. Vimos o quão próximos do fundo do poço chegamos e não pretendemos ter que viver essa experiência novamente.

Os medíocres procuram culpados, os sábios procuram soluções. Vamos tentar ser sábios.

Temos a percepção de que algo de muito profundo deva ser mudado na forma como o clube é tratado pelas administrações, pelas forças políticas do clube, por seus conselheiros e por sua torcida.

Acreditamos que só mudaremos alguma coisa se todos nós compartilharmos nossas experiências, visões e competências, e se conseguirmos, efetivamente, influir nos destinos do clube, quer como torcedores, como sócios, ou como um grupo de pressão politicamente organizado.

Por isso tudo, lançamos o Santos Total, um movimento que nasce da convergência de vontades de um grupo de torcedores, e que espera expandir-se com a adesão de todos aqueles que, de alguma forma, queiram unir esforços para aprimorar a instituição Santos FC.

Não importa o tamanho ou a força política que possamos vir a ter. O que nos importa, hoje, é fazer parte das discussões, do processo, de tudo, enfim, capaz de conduzir o clube ao seu devido lugar no cenário mundial.

Nosso mote é MUDANÇA.

E ela começa exatamente na consciência de torcedores, na discussão de idéias, e na apresentação de alternativas, que costumam ser verbalizadas ou tentadas somente em vésperas de eleições.

Para nós o centenário começa agora: 2012 é logo ali, e já é hora de voltar a ser o clube legendário que um dia arrebatou o mundo.

Se como torcedores cobramos raça e vontade dos jogadores que têm o privilégio de vestir nosso manto sagrado, chegamos à conclusão de que essa mesma raça e vontade devam partir de nós mesmos, porque também temos o privilégio de torcer pelo maior time que jamais existiu na face da terra, e que teve a suprema honra de ter o Rei do futebol em seus quadros.

Queremos e seremos protagonistas do Santos Total...e é com essa convicção e desejo que lançamos esse Manifesto e conclamamos os demais santistas a refletir sobre o momento atual e sobre tudo que podemos fazer para transformar essa realidade.

29 comentários:

canduta disse...

Maravilha!
E como dizia Vandré : " QUEM SABE FAZ A HORA NÃO ESPERA ACONTECER"

Vamos em frente!

Unknown disse...

Mudaremos a história do Santos Futebol Clube, não tenho a mínima dúvida.

Douglas disse...

Já estamos mudando, caro Waldir.

Já estamos mudando!

Anônimo disse...

Créditos: banner e ilustração by RPN ( Ronaldo Paiva).

Anônimo disse...

Acredito firmemente no Manifesto e na possibilidade de realizarmos algo de muito importante.

Andar com fé eu vou, que a fé não costuma falhar !!!!

O banner e a ilustração ficaram bem legais.

Yes, we can !!!
Si, se puede !!!
Nóis pode mano !!!

Daniel Bykoff

André LBenes disse...

Parabéns pela inciativa! Chega de continuísmo! Que este ano sirva de ex, que a queda do Vasco de Eurico sirva de ex...fora corja! Nosso Santos não precisa de vcs!!! Parem de vampirizar o alvinegro!!! MUDANÇAS JÁ!!!!

Allan Maciel disse...

"Sem saber que era impossível, ele foi lá e fez..."

Vamos sair da zona de conforto que são as críticas e partir para a ação.

O atual presidente do Santos ousou enfrentar o grupo político que tinha em suas fileiras ninguém menos que o Rei Pelé.

Ele não ficou em sua sala, pensando: "Ah, mas isso é impossível, como é que vou fazer frente ao Pelé ?"

Agora é a nossa vez.

Allan Maciel disse...

"Sem saber que era impossível, ele foi lá e fez..."

Vamos sair da zona de conforto que são as críticas e partir para a ação.

O atual presidente do Santos ousou enfrentar o grupo político que tinha em suas fileiras ninguém menos que o Rei Pelé.

Ele não ficou em sua sala, pensando: "Ah, mas isso é impossível, como é que vou fazer frente ao Pelé ?"

Agora é a nossa vez.

Fabio Rocha disse...

força a todos ...

Anônimo disse...

Como ja havia dito ,estamos juntos nessa caminhada nada suave,e reitero o que ja havia dito,qualquer deslocamento de ar que se faça,lá adiante pode ajudar a formar um furacão para varrer a sujeira pra fora do Santos.

Moreira1965 disse...

Gostaria de parabenizar a iniciativa, e tudo que for criado para um Santos melhor, tera sempre meu apoio, acho q devemos propor idéias e analizarmos se elas são realmente viaveis

Anônimo disse...

Sobre o movimento, é bom esclarecer:não é um movimento fomentado pela RESGATE ou ONG SANTOS VIVO.

É um movimento espôntaneo que nasceu da indignação dos santistas em ver um 2008 tão patético e, pior, perspectivas nada agradáveis para o futuro próximo.

Tenho certeza que sairá do "virtual" para o "real". Se eu não acreditasse, não colocaria meu blog na roda e acho que boa parte destes blogueiros relacionados também não.

Abraços a todos!

Kiske disse...

Sonho com um Santos transparente, profissional, autosuficiente e que respeite seu torcedor. Um Santos gigante como a sua rica história e não um Clube apequenado por interesses pessoais. Por ter certeza de que nada disso ocorrerá na atual situação, busco uma outra via, nem situação nem oposição, quero mudança. Quero outra alternativa. Que este movimento seja o primeiro passo da necessária mudança no rumo que o Santos tomou, que 2008 não seja esquecido, que seja a síntese de uma história que não se repetirá nunca mais.

Unknown disse...

O que mais me impressionou nesse lançamento foi a perfeita sintonia entre inúmeros blogueiros santistas. A blogosfera ficou mais amena, amigável. Vamos procurar e propor soluções. Se temos que mudar algo, comecemos por nós mesmo. Vamos fazer a nossa parte. WE CAN !!!

Anônimo disse...

Vamos lá, estou acreditando nesse movimento galera!!!

Anônimo disse...

ola..

sou santista, tenho um blog (que não fala sobre o santos) e quero participar desse manifesto.

como posso particpar?

aguardo contato.

abraços

Unknown disse...

O mais dicícil "pontapé inicial" foi dado, agora cabe aos idealizadores desse projeto (movimento) seguirem adiante com muita garra, determinação e luta. Não sei quem faz parte do movimento, mas confio muito nos donos dos Blogs que apoiam o SANTOS TOTAL. Mudança é realmente oque o Santos precisa e nós Santistas, unidos por um ideal, somos capazes de ajudar a reverter a realidade atual do Clube. Podem contar comigo no que precisar. Gesner ("Lutar com fé e com ardor").

Unknown disse...

Celso Ricardo....

Ontem lançamos o movimento dentro do conceito de blogagem coletiva (inúmeros blogs falaram sobre o movimento ao mesmo tempo). É só replicar o material. Um bom local para se inteirar é o Blog do Espírito Santos (www.espiritosantos.blogspot.com).

valeu amigão....

Grande Gesner, nosso correspondente nos EUA. Valeu pelo apoio.

Anônimo disse...

estamos juntos por um santos forte

Anônimo disse...

Caros, não sei se estou colocando o carro na frente dos bois, mas queria saber um pouco de próximos passos.
Acho que alguns temas são importantes:
1) Amplitude ou penetração desse movimento: ví que vocês estão usando outros blogs e talvez tenha que se pensar também em outros meios de se chegar ao torcedor do Santos e fazê-lo se engajar em algum movimento de melhora para o clube;
2) Formas de influenciar a rotina do clube: como funciona o estatuto, votos para temas relevantes como patrocínios e parcerias quase sempre nebulosas, além é claro da eleição para presidente?

Anônimo disse...

to dentro.

Anônimo disse...

Maravilha acredito que o torcedor SANTISTA tem muito a contribuir e tentar em 2009 não repetir erros de 2008, forçando nosso centralizador mt a delegar poderes a outros membros da diretoria e ai a coisa vai fluir normalmente.

Anônimo disse...

Interessante...
Espero que o grupo não caia apenas no discurso fervoroso de mudança que atrai os santistas.
Espero que ocorram debates objetivos sobre as questões administrativas do Santos e que isso ganhe uma certa proximidade com a diretoria, mas de uma forma mais real, que entre no Santos de uma forma mais acertada e discursada talvez.

Daniel Bykoff disse...

Bem, vamos por partes.

Primeiro o Anônimo: estamos nascendo agora, ms já preocupados em como atuar para fazer com que nosso discurso vire prática. Valeu pelo comentário. Estamos atentos a isso.

Agora ao Igor:nossa idéia é justamente essa, ser um Fórum permanente e sugerir caminhos e ações à diretoria. Como torcedores, tentar ajudar e influir, Além disso, queremos abrir o debate sobre inúmeros temas que só são tratados na véspera do processo eleitoral. Para nós, esses temas devem ser tratados desde já.

Livio Cunha disse...

Moro no interior, e apoio a campanha.

Unknown disse...

PERFEITO !!!!!!!!!!!!!!

Felizmente, ou não, á mim a carapuça serviu com perfeição !!!

Abaixo a inércia !

Acho eu, que o princípio deva ser este mesmo... " criar a demanda "

Saudações Santistas !!!

Armando Miranda disse...

Boa!
O Santos é muito maior do que essas pessoas que estão lá!
Nós torcedores não podemos deixar acontecer com o Peixe o que aconteceu com outros.
Farça Santos!!!

wposnik disse...

Fui muito ligado ao 'velho' Santos. Fiz parte até de um time de bairro, que usava os mesmos uniformes e trejeitos. Era formidável torcer e acompanhar seus jogos. Como eram raros os confrontos diretos, com o meu Coxa, dava para torcer para mais de um clube brasileiro. Seu auge marca o contraponto com o 'futebol de resultados', de hoje. Onde fomos meter o nosso futebol; praticamente todo o futebol brasileiro, aderiu a isso - tamanho, força física, marcação e correria - nem todos aguentam isso, até o 2o. tempo. Coisa que São Paulo e Grêmio fazem muito bem. Será que é isso que queremos para o nosso futebol ? De Curitiba.

Anônimo disse...

Quero mais é que esse movimento ganhe corpo para que o nosso Santos volte a ser um time de ponta. Deu dó ver a luta para não cair. Estou em São Paulo e quero ajudar.
Ari Caleffi