"Sempre que torcedores se organizam, fico com esperança de que as coisas mudem, que os clubes sejam mais transparentes, mais honestos. Afinal a mudança só interessa aos torcedores. Dirigentes preferem que tudo fique como está." (Blog do Torero)
Antes que nos perguntem (e já perguntaram), apoiamos o movimento Santos Total por inúmeras razões. Mas principalmente porque ele representa um chamado à MUDANÇA e à AÇÃO.
Não somente a mudança de nomes, mas a mudança de projetos...não somente a mudança de ações, mas a mudança de consciência...e não somente dos nossos dirigentes, mas de toda a coletividade santista....
O movimento não é sectário, já foi dito.
Ele tem a intenção de AGREGAR, de UNIR santistas de todos os matizes. Os mais jovens e os mais maduros (reconhecendo as virtudes e contribuições de cada grupo); os da Capital e os da Baixada (acabando com essa discussão tola e sem sentido); os oposicionistas e os situacionistas (com a compreensão de que não está em jogo a vaidade ou a afirmação pessoal, mas o bem maior do clube)....
Ele não é um movimento radical. Ele é um movimento de paz, de consciência. Consciência de que algo de muito profundo precisa mudar, para não deixar o clube à mercê de golpes de sorte ou de azar....e para não repetirmos a temporada de 2008.
Ele não se reduz a ser um movimento de crítica. Ele se propõe a apresentar caminhos e alternativas. A aprofundar discussões e ações em benefício do clube, independentemente de quem esteja lá na direção.
Por isso mesmo, ele não é um movimento oportunista, reducionista, esquerdista, direitista, oposicionista, situacionista, anarquista, perfeccionista, modernista, surrealista... é um movimento de e para santistas !
Ele é uma iniciativa de torcedores tão comuns quanto todos nós, sem super-mega-hiper empresários, publicitários, banqueiros, jornalistas pautando ou ditando rumos. São os torcedores comuns que vão aos estádios, que perdem horas de seu dia pensando, escrevendo, debatendo sobre o Santos, que são sócios ou não, que compram produtos oficiais ou não.
Ele é um movimento que propõe uma nova forma de participação na política do clube, no seu dia-a-dia e no planejamento do futuro.
É uma nova onda de consciência e de ação. De todos os santistas...
Acreditamos, como no clipe abaixo, que a "maré está mudando" (The tide is turning) .... e queremos fazer parte dessa MUDANÇA.
Porque nós podemos fazer com que ela aconteça ... e nós queremos que ela aconteça agora !