quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

2009 SERÁ O ANO DA MUDANÇA !

Amigos Santistas,
terminamos o claudicante ano de 2008 com uma única certeza: 2009 precisa ser diferente !!!
E, a depender das inúmeras manifestações que temos recebido, a julgar das listas de discussão, das comunidades de orkut, dos Blogs, de conversas entre santistas, sentimos que isso será realmente possível.
Mais do que possível, inevitável !!!
Passou da hora de fazer alguma coisa pelo bem do clube, e é nisso que estamos verdadeiramente empenhados.
Parar de somente criticar e partir para a ação....
É essa nossa única promessa de fundação: agir, fazer o que depende de nós para ser feito.
Seremos sempre propositivos, por mais ácida que seja nossa crítica sobre determinado aspecto do clube.
Não há ranço, há esperança; não há questão pessoal, há um bem maior a ser alcançado.
A todos os santistas desse mundo, desejamos que 2009 represente o ínicio de um novo ciclo virtuoso para nosso time do coração.
E que todos nós tenhamos um ano repleto de saúde, paz e realizações.
É o desejo da Associação Santos Total a toda a nação santista !!!
Felicidade a todos.

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

FELIZ NATAL À NAÇÃO SANTISTA !!!

Chegamos às festas de final de ano !!!

Como sempre acontece, somos levados a fazer um balanço do ano que está prestes a terminar.

Não temos muito que comemorar em campo, pois passamos um ano em branco, com campanhas claudicantes, e muita apreensão.

Esperamos que toda a Nação Santista tenha muito a comemorar nesse próximo ano....

Esperamos muito mais de nosso time....de nossa torcida....e especialmente de nossa diretoria.

Esperamos que 2009 traduza uma mudança de mentalidade, uma mudança de atitude.

Nós, da Associação Santos Total, faremos nossa parte...e convidamos a todos que acreditam num Santos diferente, que se juntem a nós nessa caminhada.

Ela será longa, árdua....mas no final de tudo, sempre vai valer a pena !!!

Feliz Natal e um ano novo repleto de felicidades....e alguns títulos !!!!

domingo, 14 de dezembro de 2008

UM BALANÇO DE 7 DIAS DE EXISTÊNCIA

Há exatos 7 dias, logo após a partida contra o Náutico, o Movimento Santos Total nasceu com o apoio de muitos Blogs, sites e Comunidades do orkut.

Neste período nosso Blog teve mais de 1.600 acessos, sem contar os milhares de santistas que souberam ou se inteiraram da existência do Movimento através dos Blogs dos nossos amigos e parceiros.

O Blog do Torero falou sobre nossa iniciativa e estivemos durante um dia inteiro na página inicial do Portal UOL, com a chamada “Torcedores Santistas criam movimento Santos Total”.

Temos debatido a idéia central do movimento – participação de torcedores comuns na discussão e ação em prol do clube – em listas de e-mail, em tópicos de comunidades, em fóruns e chats, em rodas de amigos e em todos os lugares em que somos chamados a nos explicar.

De concreto, decidimos mesmo que o movimento dará origem à Associação Santos Total, cujos Estatutos já estão sendo preparados, para que nossa existência seja oficializada logo no início do ano, com direito a sede, diretoria, Carta de Princípios e tudo mais. A partir daí, com diretoria eleita, iniciaremos nosso caminho de contatos institucionais e ações pontuais em busca de alternativas para o aperfeiçoamento do clube.

Nós já sabíamos que seríamos criticados e ridicularizados por parcela de nossa torcida, e encaramos isso como algo absolutamente normal. Isso é fruto de décadas dessa sensação de impotência que nós, torcedores, temos em relação aos destinos do clube, e na crença, incorreta, de que a mobilização de torcedores é algo impossível de acontecer.

Já provamos que isso é uma inverdade, tanto que conseguimos articular uma blogagem coletiva sem precedentes na história do Santos ou de qualquer outro clube de futebol nacional.

Estamos satisfeitos com os rumos do movimento...e com a enorme adesão de torcedores.
Queremos que você, sócio e torcedor do clube, acredite. Se não em nós, ao menos no poder de sua participação e de seu voto.

Agradecemos o apoio que recebemos de todos vocês e faremos o máximo para transformar esse apoio em força política e em estímulo para lutar por um clube melhor.
2008 foi um sinal de alerta mais do que eloqüente, de que muita coisa precisa mudar na administração do clube....e pretendemos fazer nossa parte, não só com as críticas, inerentes a um grupo que propõe mudanças, mas com apresentação de caminhos e soluções.

PEIXINHO BI-CAMPEÃO...
E, aproveitando a postagem e o anseio por mudanças, não podíamos deixar passar em branco a conquista do nosso sub-20, frente ao São Caetano.

Parabéns a essa garotada. Em meio a notícias desencontradas e balões de ensaio que dão conta da vontade da Diretoria de acabar com as categorias de base, um acontecimento que mostra o valor dessa molecada.

...E AS MENINAS NO MESMO CAMINHO DE GLÓRIA!

E, aproveitando mais uma vez, conclamamos nossa torcida a apoiar as nossas Meninas, que começam a disputar as finais da Copa Brasil, com a primeira partida de ida contra o Sport.

Enquanto passamos um ano claudicante, sempre com o risco de rebaixamento rondando o time principal, nossos juniores e nossas meninas vão muito bem obrigado...e nos dão a prova irrefutável de que um trabalho feito com amor à camisa sempre rende bons frutos.

(Atualização: Nossas brilhantes meninas venceram o jogo de ida, na Ilha do Retiro, por 3x1. Agora decidem o título em casa (Ulrico Mursa), nessa próxima quarta-feira. Força para elas e nossa imensa torcida por quem sempre honrou nossa camisa !!!)

Alguma lição a tirar disso tudo?
Créditos das imagens: SantosFC

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

PORQUE APOIAMOS O MOVIMENTO SANTOS TOTAL

"Sempre que torcedores se organizam, fico com esperança de que as coisas mudem, que os clubes sejam mais transparentes, mais honestos. Afinal a mudança só interessa aos torcedores. Dirigentes preferem que tudo fique como está." (Blog do Torero)

Antes que nos perguntem (e já perguntaram), apoiamos o movimento Santos Total por inúmeras razões. Mas principalmente porque ele representa um chamado à MUDANÇA e à AÇÃO.

Não somente a mudança de nomes, mas a mudança de projetos...não somente a mudança de ações, mas a mudança de consciência...e não somente dos nossos dirigentes, mas de toda a coletividade santista....

O movimento não é sectário, já foi dito.

Ele tem a intenção de AGREGAR, de UNIR santistas de todos os matizes. Os mais jovens e os mais maduros (reconhecendo as virtudes e contribuições de cada grupo); os da Capital e os da Baixada (acabando com essa discussão tola e sem sentido); os oposicionistas e os situacionistas (com a compreensão de que não está em jogo a vaidade ou a afirmação pessoal, mas o bem maior do clube)....

Ele não é um movimento radical. Ele é um movimento de paz, de consciência. Consciência de que algo de muito profundo precisa mudar, para não deixar o clube à mercê de golpes de sorte ou de azar....e para não repetirmos a temporada de 2008.

Ele não se reduz a ser um movimento de crítica. Ele se propõe a apresentar caminhos e alternativas. A aprofundar discussões e ações em benefício do clube, independentemente de quem esteja lá na direção.

Por isso mesmo, ele não é um movimento oportunista, reducionista, esquerdista, direitista, oposicionista, situacionista, anarquista, perfeccionista, modernista, surrealista... é um movimento de e para santistas !

Ele é uma iniciativa de torcedores tão comuns quanto todos nós, sem super-mega-hiper empresários, publicitários, banqueiros, jornalistas pautando ou ditando rumos. São os torcedores comuns que vão aos estádios, que perdem horas de seu dia pensando, escrevendo, debatendo sobre o Santos, que são sócios ou não, que compram produtos oficiais ou não.

Ele é um movimento que propõe uma nova forma de participação na política do clube, no seu dia-a-dia e no planejamento do futuro.

É uma nova onda de consciência e de ação. De todos os santistas...

Acreditamos, como no clipe abaixo, que a "maré está mudando" (The tide is turning) .... e queremos fazer parte dessa MUDANÇA.

Porque nós podemos fazer com que ela aconteça ... e nós queremos que ela aconteça agora !

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

...E DEPOIS DISSO, O QUE VIRÁ ?

O Movimento foi lançado, mas e agora ?

O que pretendemos fazer, quais serão nossos próximos passos, como vamos agir, com quem vamos contar, onde estaremos instalados, como será nossa operação, quais as pessoas que estarão conosco ... enfim, o que virá agora ?

Essas perguntas certamente estão pairando nas mentes de todos aqueles que se interessaram em conhecer o nosso movimento, visitando nosso Blog, a comunidade onde ele nasceu, fóruns de discussão, os blogs relacionados, lista de e-mails, etc.
O primeiro passo será nossa estruturação: criaremos uma associação civil formal, com diretoria eleita, com estabelecimento de diretrizes de atuação, objetivos claros e definidos, e filosofia.

Estruturados, instalados e vivos (formalmente falando), nosso próximo passo será procurar contato institucional com todos os segmentos do clube, sem exclusão de nenhum. Apresentaremos a associação e suas propostas à diretoria do clube, aos conselheiros, à máquina administrativa, à oposição, à imprensa, aos empresários santistas, aos sócios, aos torcedores e a todos aqueles que, de alguma forma, estejam relacionados com nosso objetivo: o bem do Santos FC e seu aperfeiçoamento.

Esse processo de legalização e apresentação formal, contudo, não nos impedirá de opinar, a partir de agora, nos diversos assuntos relacionados ao clube, e a trilhar, desde já, o caminho que escolhemos seguir.

Houve uma certa perplexidade no lançamento do movimento, relacionada à nossa origem e ao nosso propósito. Reafirmamos plenamente aquilo que consta de nosso Manifesto. É exatamente nisso que acreditamos e é exatamente isso que pretendemos fazer. Não nascemos da Resgate e não nascemos da Situação. Nascemos da convergência de vontades de torcedores santistas, na criação de algo novo.

Estamos começando um movimento para tentar ajudar e influir nos destinos do clube. Não gritamos "fora" para ninguém, pois todos serão bem-vindos a esta discussão. Somos um grupo de torcedores despidos desse maniqueísmo, desse sectarismo e de reducionismos como ser "contra ou a favor"de correntes A ou B.

Acreditamos que para afirmar alguma coisa não precisamos gritar contra ninguém; para dizer uma verdade não precisamos dizer que os outros mentem.

O movimento, hoje, é só um movimento. Poderá se tornar algo muito grande, caso seja este o desejo daqueles que subirem nesse barco conosco....ou poderá ser algo muito pequeno, se poucas pessoas subirem.

Antes de ideologias ou posições políticas, somos apenas um grupo de torcedores santistas interessados em arregaçar as mangas e tentar interferir nos destinos do clube. E quem quiser estar ao nosso lado nessa empreitada, será muito bem-vindo.

Afinal, o Santos é de todos nós!

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

M A N I F E S T O

Amigos Santistas:

2008 é certamente um ano que muitos santistas gostariam de esquecer.

Nós não. Vimos o quão próximos do fundo do poço chegamos e não pretendemos ter que viver essa experiência novamente.

Os medíocres procuram culpados, os sábios procuram soluções. Vamos tentar ser sábios.

Temos a percepção de que algo de muito profundo deva ser mudado na forma como o clube é tratado pelas administrações, pelas forças políticas do clube, por seus conselheiros e por sua torcida.

Acreditamos que só mudaremos alguma coisa se todos nós compartilharmos nossas experiências, visões e competências, e se conseguirmos, efetivamente, influir nos destinos do clube, quer como torcedores, como sócios, ou como um grupo de pressão politicamente organizado.

Por isso tudo, lançamos o Santos Total, um movimento que nasce da convergência de vontades de um grupo de torcedores, e que espera expandir-se com a adesão de todos aqueles que, de alguma forma, queiram unir esforços para aprimorar a instituição Santos FC.

Não importa o tamanho ou a força política que possamos vir a ter. O que nos importa, hoje, é fazer parte das discussões, do processo, de tudo, enfim, capaz de conduzir o clube ao seu devido lugar no cenário mundial.

Nosso mote é MUDANÇA.

E ela começa exatamente na consciência de torcedores, na discussão de idéias, e na apresentação de alternativas, que costumam ser verbalizadas ou tentadas somente em vésperas de eleições.

Para nós o centenário começa agora: 2012 é logo ali, e já é hora de voltar a ser o clube legendário que um dia arrebatou o mundo.

Se como torcedores cobramos raça e vontade dos jogadores que têm o privilégio de vestir nosso manto sagrado, chegamos à conclusão de que essa mesma raça e vontade devam partir de nós mesmos, porque também temos o privilégio de torcer pelo maior time que jamais existiu na face da terra, e que teve a suprema honra de ter o Rei do futebol em seus quadros.

Queremos e seremos protagonistas do Santos Total...e é com essa convicção e desejo que lançamos esse Manifesto e conclamamos os demais santistas a refletir sobre o momento atual e sobre tudo que podemos fazer para transformar essa realidade.